terça-feira, 19 de julho de 2011

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC)

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

• O QUE É O PROCESSAMENTO AUDITIVO?É o processo de decodificação das ondas sonoras desde a orelha externa até o córtex cerebral, ou seja, a capacidade de analisar, associar e interpretar as informações sonoras que nos chegam pelo sentido da audição.

• O QUE É UM DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC)?É uma falha no desenvolvimento das habilidades perceptivas auditivas, mesmo com audição normal, é totalmente diferente de perda auditiva. Em geral encontra-se associado a dificuldades de aprendizagem.

• A CRIANÇA PODE APRESENTAR DPAC SE DEMONSTRAR ALGUMAS DESTAS MANIFESTAÇÕES:- Apresenta dificuldade em manter atenção aos sons;- Dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita;- Dificuldade em compreender o que lê;- Necessidade de ser chamado várias vezes ("parece" não escutar);- Solicita com freqüência a repetição das informações: Ah? O quê?- Dificuldade em entender expressões com duplo sentido ou piadas ou idéias abstratas;- Dificuldade ao dar um recado ou contar uma história;- Problemas de memória para nomes, datas, números e etc.- Dificuldade em acompanhar uma conversa, aula ou palestra com outras pessoas falando ao mesmo tempo.- Problemas de fala (troca /L/R/S/E/CH/)- Dificuldade em localizar a origem dos sons.

• O QUE PODE CAUSAR O DPAC?- Genética um grande número de casos é hereditário, pais e filhos apresentam características semelhantes.- Otites freqüentes durante os 3 (três) primeiros anos de vida (Processos alérgicos respiratórios, tais como sinusites, rinites e até mesmo refluxo gastro-faríngeo estão comumente associados).- Permanência em UTI-Neonatal por mais de 48 horas.- Experiências auditivas insuficientes durante a 1ª  infância.

NÚCLEO INTEGRADO APRENDIZAGEM 10

NÚCLEO INTEGRADO APRENDIZAGEM 10